segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Blogue


Fonte da imagem: Paula, P. C. (04 de março de 2012). Obtido em 09 de outubro de 2012, de Blog Tagarelas EB1 Carapinheira.


O blogue é uma ferramenta da Web 2 (associado à tecnologia RSS (Really SimpleSyndication)) (Moreira, 2009), ou seja, trata-se de uma página na web, correspondente a um endereço de correio electrónico, suportado por um software de livre acesso a toda a comunidade virtual, onde o seu criador/autor tem a possibilidade de publicar uma informação, com a frequência que este entender e acerca do tema que desejar, em diversos suportes, designadamente texto, vídeo, fotografias, áudio, entre outras. Assim, o Blogue visa uma fácil utilização em todos os seus campos, nomeadamente a sua criação, gestão, manutenção e visualização (Magalhães & Carvalho, 2008). Além das já mencionadas, o blogue tem ainda as vantagens de possuir uma rápida atualização e de se organizar cronologicamente possibilitando uma visita mais facilitada. Por fim, esta página veio permitir uma maior interacção entre o leitor e o autor (Ribeiro, 2011).

Esta ferramenta pode ser entendida como um recurso pedagógico, no sentido em que é vista como um espaço de acesso à informação especializada e como um espaço de disponibilização de informação por parte dos professores. Por outro lado esta ferramenta é tida como uma estratégia educativa, visto que pode constituir um portefólio digital, um espaço de intercambio e colaboração, um espaço de debate e ainda, um espaço de integração (Coutinho).

Referências Bibliograficas


·           Coutinho, C. (s.d.). Utilização de blogues na formaçãoinicial de professores: um estudo exploratório. Obtido em 03 de Outubro de 2012, de Repositório da Universidade do Minho.

·           Magalhães, M. d., & Carvalho, A. A. (2008). O blogue: uma ferramenta facilitadora deaprendizagem e de comunicação na aula de Francês. Obtido em 03 de Outubro de 2012, de Repositório da Universidade do Minho.

·           Moreira, A. R. (2009). AAdmirável Nova Web: A Web 2.0 nas Agências de Comunicação. Obtido em 03 de Outubro de 2012, de Repositorio da Universidade do Minho.

·           Ribeiro, A. F. (2011). AsRedes Sociais ao Serviço das Agências de Comunicação. Obtido em 03 de Outubro de 2012, de Repositório da Universidade do Minho.





2 comentários:

  1. Caras alunas,
    de um modo geral a definição tem qualidade no entanto devo referir que:
    O que escreveram não foi bibliografia mas referências bibliográficas e não se deve explicitar a norma usada.
    No texto, quando referem, os autores incluem um número que não corresponde à utilização desta norma. Em vez disso, devem colocar, entre parêntesis, o nome do autor e a data da obra.
    Não utilizaram sempre o mesmo critério para as datas, o que não é correto.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar
  2. Cara professora,
    Já procedemos à correção dos erros assinalados pela professora.
    Obrigada,
    Andreia Rodrigues
    Marisa Figueiredo

    ResponderEliminar